Objetivo:
 Curso sobre gestão de obras públicas, com linguagem e temática direcionadas a gestores (nível de diretoria e alta gerência). Estão inclusos no programa: workshops e discussões em grupo para aprofundamento do tema.
Conteúdo Programático:
  • A visão dos órgãos de controle sobre problemas em licitações:
  1. Consequências de editais mal elaborados e projetos básicos falhos
  2. Fraudes em licitações
  3. Cláusulas contratuais necessárias
  4. Jogos de planilha (como identificar e evitar)
  5. Projetos incompletos

 

  • A visão dos órgãos de controle sobre problemas em gestão de contratos:
  1. Falhas de projetos
  2. Aditivos contratuais
  3. Reequilíbrio econômico financeiro
  4. O medo dos fiscais
  5. Atrasos de pagamento

 

  • Sanções administrativas (aplicação de penalidades)
  1. Instauração de processo
  2. Ampla defesa e contraditório
  3. Fé pública

 

  • Atuação da fiscalização em contratos públicos – o poder do fiscal;
  • Como trabalhar com orçamentos diferentes dos referenciais
  1. Com preços referenciais (Sinapi/sicro) e outras composições/produtividade
  2. Sem preços referenciais

 

  • Principais problemas em contratos e como solucioná-los à luz da legislação;
  • Procedimentos para realizar aditivos contratuais;
O curso será ministrado por: 
Daniel Paglia, perito de Engenharia Civil do Ministério Público Federal, atua na Secretaria de Engenharia e Arquitetura (SEA) e é responsável por análises técnicas e de contratos de grandes empreendimentos.
Agenda – dia 20/03/2019:
A ser realizado dia 20/03/19, por 8 horas (8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30). Após o curso, o palestrante estará na sala por mais 2 horas para esclarecer eventuais dúvidas e interações com os participantes.
Das 12h30 às 13h30 será servido um brunch.

Investimento:

Empresas associadas a APEOP: R$ 800,00 (por participante)

Empresas não associadas a APEOP: R$ 1.400,00 (por participante)

Vagas limitadas. Até 20 participantes por turma.

 

INSCREVA-SE AQUI.