A tecnologia moderna avança a passos largos todos os dias. A cada dia que acordamos descobrimos uma nova tecnologia que está sendo implantada. Ou melhor: que existe um novo gadget que te ajuda a chegar no seu trabalho de forma mais rápida, fácil e econômica. Como nem todos conseguem acompanhar a velocidade com que a tecnologia avança, e ao mesmo tempo que outras pessoas não sabem o que um gadget significa, vamos começar fazendo uma introdução a esse novo mundo de tecnologia e da inteligência artificial e depois sim começar a listar e adentrar em todas as formas que ela pode ajudar no nosso dia a dia, inclusive entrando no assunto de maior interesse que é a construção civil.

Um novo mundo de tecnologia

Primeiramente, devemos entender algumas tecnologias básicas que estão sendo usadas e desenvolvidas exaustivamente em vários laboratórios, bem como nos celulares de milhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro. Vamos entender um pouco mais agora sobre a internet das coisas.

Com certeza você já ouviu falar sobre a internet e que ela conecta todos os computadores em uma só rede capaz de alcançar até as pessoas mais afastadas geograficamente do mundo se nenhum preconceito ou limitação. Agora estamos falando da internet das coisas, e essa nomenclatura diz respeito a nova possibilidade que a tecnologia está nos oferecendo de deixarmos os nossos equipamentos conversarem entre si. Ou seja, para cuidar da sua saúde, para simular a sua grade de exercícios ou ainda para adiantar as suas compras do mês na sua própria geladeira.

O futuro está próximo

Pode parecer algo muito distante no futuro. Entretanto, isso já acontece no nosso dia a dia. O exemplo mais próximo de nós são os relógios inteligente ou smartwatches. Esses relógios são equipados com uma série de funcionalidades que também estão presentes em celulares, tablets, carros. Isso faz que além do relógio conversar com esses outros equipamentos torna-se possível que o usuário consiga controlar todos esses outros com um simples toque no seu relógio de pulso.

Um exemplo que está sendo testado pelas grandes marcas de carros internacionais é o seguinte: a possibilidade de que o dono de um modelo específico de carro consiga controlar várias opções e receber várias informações sobre o seu carro no seu relógio de pulso, deixando a necessidade de olhar na tela do seu celular quase obsoleta e desnecessária.

Um segundo exemplo que pode ser dado para ilustrar o avanço da internet das coisas no nosso dia a dia são as casas inteligente onde o dono consegue controlar todo os cômodos da casa através de um único controle remoto,tornado possível por exemplo ligar e desligar eletrodoméstico como fogão, televisão e outros apenas com um toque em um controle ou somente um comando de voz para que o computador entenda o que está sendo pedido.

Inteligência artificial

Agora que entendemos melhor o que é internet das coisas podemos começar a entender mais sobre a inteligência artificial. Para melhor compreensão, a inteligência artificial é a tecnologia inventar algo que tenha a capacidade de aprender sozinha. Com isso, possuir um comportamento muito parecido com o do ser humano. O melhor exemplo está na mecânica de pesquisa de alguns sites presentes na internet. Essa mecânica de busca baseia-se em pesquisas feitas recentemente por todo o mundo. Com isso, é possível tentar prever o que você vai pesquisar. Com certeza você já deve ter notado que o Google sabia exatamente o que você ia pesquisar. Antes mesmo que você terminasse de escrever. Essa é a inteligência artificial!

A influência da tecnologia na construção civil

Agora que já aprendemos um pouco sobre as principais vertentes dos avanços tecnológicos, nós podemos avançar e falar um pouco mais sobre o que nos interessa que e como essas tecnologias vão influenciar a construção civil ou até a construção de novos imóveis espalhados pelo Brasil e para isso temos vários exemplos para ilustrar melhor.

O primeiro dos exemplos vem de uma empresa de construção civilchamada MRV que está usando a inteligência artificial para atender e responder a algumas dúvidas que seu clientes enviam através das suas redes sociais ou até por email, Como disse um dos coordenadores do projeto “Hoje em dias os clientes estão ficando cada vez mais apressados e imediatistas, nós precisamos acompanhar essa tendência do mercado e nos atualizar para não perder nenhum cliente”.

Sistema de inteligência artificial criado pela MRV

O sistema de inteligência artificial criado pela MRV coloca o usuário do site em contato com uma robô chamado Maria. Essa personagem interage com o cliente perguntando qual o motivo do seu contato. Ela pesquisa se consegue resolver esse problema sem a necessidade do cliente falar com um dos colaboradores.

Para ilustrar o uso da inteligência artificial, é a criação de softwares capazes de analisar todas as variáveis do empreendimento. Depois disso fazer estimativas de lucros, de gastos ou até como e onde começar a construir.

Devemos ressaltar o uso que várias empresas fazem das ferramentas fornecida pela empresa de computadores IBM. Essa empresa é líder nesse mercado desde começo do século. Hoje em dia, possui uma vertente muito forte de análise de dados obtidos através de satélites. Dessa forma, consegue analisar dados de terreno como nenhum outro ser humano conseguiria. Essas ferramentas conseguem definir com exatidão o tipo de solo que será encontrado no canteiro de obras. Além disso, quais os tipos de fundações e se existe alguma limitação física para o começo da construção do projeto. (Como um cano de captação fluvial.)

Esse texto explica como a tecnologia está chegando e pode mudar o dia a dia de todos. Esperamos que suas dúvidas tenham sido sanadas e que quase alguma tenha ficado sem resposta. Estamos esperando o seu questionamento nas nossas redes sociais. Muito obrigado e até a próxima.

Fonte e Imagem: Optclean Tecnologia