As mudanças foram publicadas por meio de Portaria do Ministério do Trabalho e começam a valer na segunda quinzena de outubro

A partir do dia 18 de outubro, entra em vigor as alterações da Norma Regulamentadora 18: Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, do Ministério do Trabalho. As alterações foram publicadas na Portaria 261/2018, do mesmo Ministério, e versa sobre as alterações do item 18.21: Instalações Elétricas.

Entre as alterações, está o disposto que diz que as execuções das instalações elétricas temporárias e definitivas devem atender à Norma Regulamentadora 10 (NR-10) – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade – do Ministério do Trabalho. Além disso, a execução deste tipo de trabalho deve ser feita por profissionais capacitados e legalmente habilitados, de acordo com a NR10. Outro ponto que merece atenção, é a obrigatoriedade de instalações de dispositivo de segurança – Diferencial Residual (DR) e a instalação do Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica (SPDA) nos canteiros de obra.

A engenheira e gerente de segurança do trabalho do Seconci-DF, Juliana Moreira, ressalta a importância do cumprimento das alterações pelas empresas, além da adequação das novas exigências, a fim de tornar o ambiente de trabalho um local mais seguro, menos propício a acidentes e livre de penalidades por parte da fiscalização. “Essas mudanças reforçam a preocupação de todos os envolvidos com a segurança nos canteiros e o trabalho feito pelas equipes de segurança para evitar o risco de acidentes com instalações elétricas”, fala Juliana.

Os choques elétricos estão entre as principais causas de acidentes na construção civil, à sua frente: queda de materiais e dermatoses (alergias causadas por poeira, ácaros e afins). Portanto, a prevenção e o cuidado podem salvar vidas e melhorar a qualidade do ambiente onde os trabalhadores desempenham suas funções.

Conte com o Seconci-DF na prevenção de acidentes: a segurança do trabalho é um dos carros-chefes da entidade que oferece treinamentos e capacitação de profissionais para atuar nos canteiros do DF. Os técnicos da área ministram treinamentos (admissional, para membros da CIPA, trabalho em altura, entre outros), palestras (temas diversos), distribuição de material informativo e de sinalização para obras (cartazes e cartilhas), peças teatrais e realiza programas exigidos por Lei como O Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção (PCMAT), o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), este, em parceria com a Medicina do Trabalho da entidade.

Conheça os serviços do Seconci-DF e promova a segurança do trabalho na sua empresa. Ligue (61) 3399-1888 ramal 247 e fale conosco.

 

Fonte e Imagem: SECONCI/DF