A Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco) em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) promoveram ontem (24), na sede da associação, importante debate sobre “Perspectivas de Obras para o final de 2019 e o ano de 2020 no Distrito Federal”.

Segundo o presidente da Asbraco, Afonso Assad, este foi um evento de alto nível, trouxe para os associados das entidades, informações diretamente do governo, quais são as obras previstas e as expectativas para os próximos anos.

“O GDF, representado pelos Secretários presentes e a Novacap apresentaram investimentos para o mercado, no valor de R$10 bilhões em obras para os próximos anos, sendo deste valor, R$ 3 bilhões do DER/DF, um volume considerável para que as empresas possam começar a trabalha e a crescer com esperança no governo. Os últimos 12 anos foram complicados, sem obras vultuosas. Agora sentimos que o governo pretender desenvolver e fazer crescer Brasília, isso irá acalmar as empresas, que estão estagnadas”, afirmou Assad.

Para o secretário de Obras do DF, Izidio Santos, essa a aproximação com a sociedade civil é muito importante. “Eles são os executores de obras e nós somos os demandantes, isso tem que andar junto, precisamos entender a visão do empresariado, e eles a nossa, para que isso resulte em boas obras”, destacou Izidio.

Durante o evento, a Secretaria de Obras do Distrito Federal (SODF) apresentou projetos, em andamento e previstos, em diversas áreas como: CAESB, DER, Serviços de pavimentações, CODHAB, Metrô, Novacap, Saúde, Educação, dentre outros. Veja a apresentação NA ÍNTEGRA AQUI.

“Hoje estamos em uma situação um pouco melhor do que no ano passado, já apareceram alguns recursos, algumas emendas parlamentares, recursos externos, obras que destravamos… a perspectiva para o ano que vem é de crescimento”, declarou o secretário de obras.

O Diretor de Urbanização da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Luciano Carvalho de Oliveira, juntamente com o Diretor de Edificações, Francisco das Chagas Lima Ramos, conduziram parte do debate, expondo as inúmeras obras previstas pela companhia.

“É importante trazer essas informações, nossa realidade, as dificuldades e o planejamento de obras futuras às empresas… tem sido um governo de muita transparência e de muito trabalho, para que os empresários se aproximem, de suas opiniões e sugestões”, apontou Luciano.

APRESENTAÇÃO DOS DIRETORES DA NOVACAP

“Está é uma oportunidade única que nós da Novacap, DER, e Secretária de Obras, temos para explicar à sociedade e aos empresários o que o governo têm feito, em que os órgãos estão trabalhando para a divulgação dos projetos, das obras, das obras em andamento e de todo complexo de obras que podem ser lançadas nos próximos dias”, finalizou Francisco.

Para o Superintendente de Obras do DER/DF, Cristiano Alves Cavalcante, esse tipo de evento une o setor público com o setor privado e alinha os pensamento e diretrizes de trabalho. “ É preciso discutir as dificuldades e as possíveis soluções, ver o que é executável e o que a gente consegue destrava, para desenvolver novamente o DF e a engenharia que tem sofrido muito com essa crise… as informação debatidas hoje, serão analisadas e agregadas, dentro do cabível, aos projetos do setor. Eu gostei muito da ideia de se fazer uma Central de Projetos, nós temos a capacidades de trabalho, porém, servidores limitados” pontuou Cristiano.

Para o vice-presidente do Sinduscon/DF, Pedro Henrique de La Rocque Ferreira, o encontro foi bastante positivo entre os presentes, que puderam tirar dúvidas e rebater pontos polêmicos, que de certa forma, travam as relações entre o setor público e privado. “Os empresários ficaram satisfeitos com o debate de hoje, principalmente com a expectativa de grandes obras futuras. A SODF apresentou um panorama interessante de crescimento da oferta de projetos, batendo com a expectativa que realmente temos. Claro que ainda tem que melhorar, mas já um importante começo, um norte”, falou Pedro.

Estiveram presentes no debate cerca de 90 pessoas, dentre elas o Presidente da Asbraco, Afonso Assad; o Vice-Presidente do Sinduscon/DF, Pedro Henrique de La Rocque, o Secretário de Governo, José Humberto Pires; o Secretário de Obras, Izídio Santos Júnior; o Diretor de Urbanização da Novacap, Luciano Carvalho de Oliveira; o Diretor de Edificações, Francisco das Chagas Lima Ramos; Superintendente de Obras do DER/DF, Cristiano Alves Cavalcante; o Presidente do Sencoci/DF, Marcelo Guimarães; a Presidente do CREA/DF, Fátima Có; a Secretária de Articulação da Casa Civil, Luciane Rodrigues, várias outras autoridades e empresários do setor produtivo.

Galeria de Fotos: