Sebrae abre mil vagas para capacitar microempreendedores no DF

Semana do MEI e Mutirão da Simplificação oferecem palestras, oficinas, consultorias que abordam temas como marketing, vendas e finanças

 

Vem aí uma excelente oportunidade de crescimento para os pequenos e microempreendedores que atuam no Distrito Federal. O Sebrae promoverá, entre 8 e 13 de maio, a Semana do MEI 2017 e o Mutirão da Simplificação, com palestras, oficinas, consultorias e seminários que abordam temas como marketing, finanças, vendas e crédito, entre outros.

 

As atividades serão disponibilizadas ao público em 18 pontos espalhados por todo o DF em unidades móveis, nas administrações regionais e em estruturas montadas exclusivamente para receber os empreendedores. Nos espaços, os interessados poderão realizar cursos, tirar dúvidas sobre formalização e receber orientações dos consultores do Sebrae, com atendimento gratuito e individualizado.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae-DF, Lucimar Santos, a meta é atender 9 mil empresários e potenciais microempreendedores individuais (MEIs). “Todos são bem-vindos. Seja micro, pequeno empreendedor ou quem ainda está pensando em empreender. Oferecemos uma programação pensada para quem busca se atualizar, melhorar o seu negócio e torná-lo mais competitivo”, explica.

 

Semana do MEI
Com o tema “Uma semana, mil oportunidades”, o evento é uma ação nacional do Sebrae, onde o foco é o Micro Empreendedor Individual. “O objetivo da Semana do MEI é levar sustentabilidade ao empresariado neste momento de crise, oferecendo melhorias que gerem competitividade. Hoje, são muitos os microempreendedores individuais inadimplentes. Por isso, é preciso reduzir custos e buscar diferenciais em atendimento ao cliente”, explica a gerente do Sebrae.

Haverá pontos de atendimento na Ceilândia, Asa Sul, Asa Norte, Sia, Itapoã, Recanto das Emas, Santa Maria, Planaltina, Riacho Fundo I, São Sebastião, Cidade Estrutural, Gama, Brazlândia, Sobradinho II e Samambaia, além de Taguatinga e em unidades móveis nas comunidades do Sol Nascente, Pôr do Sol e Riacho Fundo II.

Clique aqui e conheça os cursos disponíveis e os locais onde serão realizados. As inscrições já estão disponíveis.

Mutirão da Simplificação
Já o Mutirão da Simplificação é uma ação em parceria com o Governo de Brasília, com o objetivo de apoiar os interessados a abertura, licenciamento e baixa de empresas, de forma prática e simplificada, destinada à regularização do profissional que atua de maneira informal. O evento contará com uma estrutura montada em frente ao Restaurante Comunitário de Ceilândia. Essa é a segunda edição do mutirão em 2017 – a primeira foi realizada em Planaltina, de 4 a 11 de abril.

Além de agentes e consultores do Sebrae, estarão presentes representantes da Administração Regional, Corpo de Bombeiros, Agefis e outros órgãos responsáveis pela emissão de alvarás de funcionamento — documentos indispensáveis para o exercício de qualquer empreendimento comercial. “Além de regularizar a empresa, o empreendedor ainda pode tirar dúvidas e receber consultoria gratuitamente”, acrescenta a gerente do Sebrae-DF.

A comerciante Kelly Cristina dos Santos sabe bem o que é ver sua fonte de renda literalmente secar por trabalhar de forma irregular. Após ter sido demitida do emprego e acumulando uma dívida de R$ 40 mil reais, ela resolveu vender espetinhos em uma avenida no Setor Central do Gama.

Decidida a ter o seu próprio negócio, Kelly procurou o Sebrae, virou uma microempreendedora individual do segmento de alimentação e tornou-se a “rainha do pastel”. Montou uma barraca na Feira dos Goianos do Gama, onde trabalha atualmente, e vende pastéis produzidos por ela mesma.

Kelly também atende encomendas e cuida da sua produção de cana-de-açúcar, que utiliza para fazer a famosa “garapa”. Terreno, aliás, que comprou com o lucro da empresa. “Também consegui pagar minha dívida, trocar de carro e comprar minha casa própria”, comemora.

Se ainda tem dúvidas sobre a formalização ou regularização do seu negócio, listamos alguns dos benefícios, confira:

Confira a relação completa das atividades permitidas para os MEIs e outras informações no Portal do Empreendedor.

Semana do MEI e Mutirão da Simplificação
De 8 a 13 de maio, em frente ao Restaurante Comunitário de Ceilândia

Demais cidades
Nas Salas do Empreendedor localizadas em Santa Maria, Itapoã, Recanto das Emas, Planaltina, Riacho Fundo I, São Sebastião, Cidade Estrutural, Gama, Brazlândia, Sobradinho II e Samambaia, além da Administração Regional de Taguatinga e no Riacho Fundo II.

Atendimento remoto
Central de Relacionamento (0800 570 0800), no serviço Fale com o Especialista e em outras informações disponíveis no portal do Sebrae no DF.

Clique aqui e veja a programação completa.

image


image


image