Dois convênios entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) irão reforçar a inovação e qualificação de mão de obra para o setor produtivo. O objetivo é ampliar o alcance da educação profissional, principalmente nas áreas voltadas à indústria 4.0, e levar às empresas consultorias que aumentem a produtividade, a eficiência e a inovação.

Os convênios são o DF Inova Tech e o DF+, sendo que este se desdobra em três programas: o DF + Produtivo, o DF + Avançado e o DF + Eficiente. Todos já serão executados no começo de 2020.

“Um convênio é focado em educação profissional e o outro em consultoria, tecnologia e inovação. Esses programas vão atender todos os segmentos do setor produtivo e empresas de todos os portes, e de forma totalmente gratuita. A contrapartida da empresa e da sociedade será econômica, com o giro da economia local”, afirmou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, ao detalhar os programas aos conselheiros do Senai-DF e do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF).

A reunião dos conselhos regionais foi realizada na manhã desta última quinta-feira (21), no auditório do Senai Taguatinga, onde também ocorreu o 1º dia de programação do Mundo Senai, exclusivamente voltada a empresas, que se estendeu por toda sexta-feira.

Estiveram presentes nesta reunião o vice presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e Conselheiro Fiscal da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Graciomário de Queiroz; 2 Tesoureiro da Asbraco e diretor do Sinduscon/DF, Jorge Luiz Salomão, dentre outros.

Após a reunião, cerca de 30 pessoas – entre membros dos dois conselhos, presidentes de sindicatos filiados à Fibra e diretores da Federação – visitaram o Senai Taguatinga e conheceram o SenaiLab (leia mais abaixo).

Os programas são resultado de uma articulação iniciada pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), por meio da Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, com a FAP-DF.

DF +

São três programas com objetivo de aumentar a produtividade das empresas. A metodologia é a do Brasil Mais Produtivo, do governo federal, e consiste em intervenções rápidas, de baixo custo e de alto impacto. Esse convênio vai atender até 400 empresas em dois anos. O DF + Produtivo é voltado ao ganho de produtividade. O foco é a redução de desperdícios como atividades sequenciais desnecessárias, estoque excessivo, má utilização do capital humano e tempo de espera em vão. Cada consultoria levará, em média, de três a quatro meses. A meta é que as empresas tenham aumento de no mínimo 20% de produtividade após a intervenção do Senai-DF.

O DF + Produtivo é pré-requisito para o DF + Avançado, que começa a trabalhar a primeira fase da indústria 4.0, com monitoramento de toda a operação em tempo real. Assim como nos outros programas, a adesão é gratuita, porém, nesse caso, há a necessidade do investimento em software e hardware.

Já o DF + Eficiente tem como objeto a eficiência energética. Por meio dessa consultoria, serão feitas a análise e a melhoria do consumo de energia para o funcionamento da empresa.

As empresas interessadas precisam realizar a autoavaliação de maturidade no que diz respeito ao estágio tecnológico e ao que precisa ser feito rumo à transformação digital. Basta acessar o portal senai40.com.br. Feito isso, um consultor do Senai-DF dará um retorno à empresa para confirmar a adesão ao programa ou detalhar os motivos de ela não poder participar. Para mais informações, mande um e-mail para dfmais.senai@sistemafibra.org.br.

DF Inova Tech

É um programa que amplia e diversifica as oportunidades de qualificação profissional para pessoas de baixa renda. Em três anos, serão ofertadas pouco mais de 15 mil vagas gratuitas anuais, totalizando 46,2 mil matrículas.

Esses cursos serão de aperfeiçoamento, de qualificação e técnicos, nos formatos presencial e semipresencial. As áreas contempladas serão Automação e Mecatrônica, Construção Civil, Eletroeletrônica, Energia GTD (geração, transmissão e distribuição de energia), Energias Renováveis, Gráfica e Editorial, Metalmecânica e Tecnologia da Informação.

Entre os cursos oferecidos via DF Inova Tech estarão quatro que serão lançados pelo Senai-DF em 2020: Técnico em Informática para Internet, Técnico em Internet das Coisas, Técnico em Cyber Sistema de Inovação e Técnico em Automação Industrial.

As oportunidades serão divulgadas por meio de editais trimestrais. A previsão é que as aulas dos primeiros cursos do DF Inova Tech comecem em fevereiro. Para mais informações, envie um e-mail para dfinovatech.senai@sistemafibra.org.br.

Senai lab

Visita ao SenaiLab

Os empresários que estiveram no Senai Taguatinga nesta quinta-feira tiveram a oportunidade de conhecer um ambiente de aprendizagem que estimula a economia criativa, a inovação e o conhecimento, com base no conceito “faça você mesmo”. A estrutura do SenaiLab é capaz de atender às 19 áreas do conhecimento oferecidas pelas escolas do Senai-DF.

Instrutores e alunos apresentaram um projeto que está sendo desenvolvido dentro do Desafio Senai de Projetos Integradores, em que alunos de diferentes cursos se reúnem para achar a solução de um problema de determinada empresa. Nesse caso, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) desafiou os jovens a montar um projeto de reutilização da água da chuva, de forma que possa ser aproveitada no tempo seco para, por exemplo, lavar o carro ou limpar a casa.

Os jovens que apresentaram o projeto são alunos do Novo Ensino Médio do Sesi e cumprem o itinerário formativo profissional no Senai. Os estudantes usaram um software capaz de automatizar sistemas inteligentes. Com o uso dessa ferramenta, sensores programados pelos próprios alunos fazem com que a água da chuva seja reutilizada e jorre automaticamente em um jardim ou reservatório, por exemplo.

“Estou encantado com o que foi apresentado aqui hoje. Eles envolveram tudo que conhecemos sobre inovação e com criatividade. Com ajuda da tecnologia e foco na sustentabilidade, ficou melhor ainda”, elogiou o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Jorge Bittar.

Mundo Senai dia 1

Foto Destaque: Acervo Sinduscon/DF
Fotos do corpo da matéria: Moacir Evangelista/Sistema Fibra