Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção chega ao Paraná

Em 2016, em relação a 2015, houve redução de 15%no número de ocorrências de acidentes no trabalho na indústria da construção no Paraná. Apesar disso, combate ao acidente de trabalho é tema estratégico do setor, que luta por “acidente zero”. Para induzir ainda mais essa queda na incidência de acidentes e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro, a construção civil se uniu aos principais atores de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e realizará no dia 14 de março, na sede do Sinduscon-PR, em Curitiba/PR, o evento regional da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção – CANPAT Construção.

A capital paranaense é a quarta cidade a receber o evento de mobilização da CANPAT Construção no ciclo de 2018/2019, iniciado em outubro do ano passado, em Brasília, que tem reforçado regionalmente que prevenir não deve ser visto como custo e sim investimento. Os maiores incidentes no setor estão relacionados a choque elétrico, queda e soterramento.

“É muito mais caro remediar os danos econômicos e sociais gerados por acidentes de trabalho, do que prevenir”, destaca o vice-presidente de área da CBIC e presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho.

De iniciativa da CBIC, participam da CANPAT Construção o Serviço Social da Indústria (Sesi-DN), o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Seconci-PR) e a Fiscalização do Trabalho.

CANPAT Construção em Curitiba

Queda em altura é um dos temas que será abordado durante o evento.

Os riscos do trabalho em altura serão apresentados tecnicamente aos participantes do evento pelo auditor fiscal da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho Luís Carlos Lumbreras (SP).

Já as ações desenvolvidas pelo Comitê de Incentivo à Formalidade do Paraná ficarão a cargo do vice-presidente da Área de Política e Relações do Trabalho do Sinduscon-PR, Wladmir Mazzolla Morais.

Outro tema que será abordado será o da Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), com uma palestra sobre a Gestão de SST para Terceirizados, pelo vice-presidente da área de Relações do Trabalho da CBIC, Fernando Guedes, e apresentação da plataforma de gestão SESI Viva Mais, por Renata Rézi, do Sesi-DN.

Os resultados das ações prévias realizadas junto aos trabalhadores do Paraná sobre prevenção de acidentes por trabalho em altura serão apresentados por Roberto G. Rocha, do Seconci-PR, e Vilma da Silva Barbosa, do Sesi-PR.

Além disso, a CBIC e o Sesi divulgarão as iniciativas que desenvolvem para a disseminação da cultura prevencionista e os trabalhos técnicos realizados, como o Guia Prático para Cálculo de Linha de Vida e Restrição para a Indústria da Construção, de grande importância para a prevenção acidentes por quedas, e que podem ser conhecidos no site da CANPAT Construção. https://cbic.org.br/canpatconstrucao/

Fonte e Imagem: CBIC