Várias entidades se reuniram na manhã desta última sexta-feira, 27 de julho, para comemorar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho no Distrito Federal. O evento, realizado pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin10), recebeu os participantes para falar sobre ação regressiva acidentária e os impactos do assédio moral na saúde dos trabalhadores.

A data foi instituída em 1972 quando as estatísticas da época apontavam cerca de 1,7 milhão de acidentes anualmente. Durante a abertura do evento, o desembargador Grijalbo Fernandes Coutinho fez um retrospecto sobre a relação empresas X trabalhadores ao longo dos últimos séculos.

O Seconci-DF e o Sinduscon-DF, que fazem parte do Getrin10, foram representados pela diretora Mirele Corrêa. “Para os empresários, esses eventos reforçam a importância do seu bem mais valioso, que é o trabalhador. Sabemos da necessidade de proporcionar condições e segurança para evitar acidentes nos locais de trabalho”, disse Mirelle. Além dela, representando o Seconci-DF, participou do evento a gerente de segurança do trabalho do Seconci, Juliana Moreira.

Também durante a abertura do evento, uma das coordenadoras do Getrin10, a juíza do trabalho Ana Beatriz do Amaral Cid Ornelas ressaltou a importância de práticas que visem a segurança e saúde no ambiente de trabalho. “Desde 2011, a justiça de trabalho atua em busca de um ambiente seguro por meio da campanha Trabalho Seguro. São ações que buscam a conscientização de toda a sociedade para práticas saudáveis, sem acidentes. O trabalho deve ser um recurso que promova uma sociedade justa, democrática e organizada”, lembrou.

NA CONSTRUÇÃO CIVIL: O Seconci-DF atua na construção civil do DF desde 1988. São 30 anos de serviços prestados às empresas, além de trabalhar a conscientização de todos que estão nos canteiros. São diversos serviços oferecidos, como palestras, apresentações teatrais, realização dos programas ocupacionais exigidos por Lei, elaboração de CIPA, treinamentos admissionais, trabalho em altura, entre outros. Para conhecer mais sobre a segurança do trabalho da entidade, entre em contato: (61) 3399-1888 ramal 247.

DSC_0270DSC_0284DSC_0282DSC_0338

Fonte e Imagens: SECONCI/DF