Exemplo de exibição da data e hora atual

🕒

22º COBREAP chega à São Paulo com maratona de atualização técnica em avaliações e perícias de engenharia

Programação conta com mais de 60 palestras, painéis e mesas redondas com abordagens atuais sobre inspeções prediais, ambientais, rurais e avaliações em geral

Entre os dias 11 e 15 de setembro, acontecerá em São Paulo a 22ª  edição do Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias, o COBREAP, principal evento técnico nacional com foco em avaliações, perícias e inspeções de engenharia. A programação deste ano conta com mais de 60 palestras, painéis e mesas redondas, além da apresentação de dezenas de trabalhos, configurando uma verdadeira maratona de atualização para os profissionais do setor.

É a quarta vez que a cidade receberá o COBREAP. O tema deste ano será “Excelência Técnica: Inovação, Normas e Capacitação” que, segundo a presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (IBAPE/SP), Andrea Cristina Kluppel Munhoz Soares, que também faz parte da comissão organizadora, diz muito sobre o cenário atual.

“Entre avanços científicos acelerados, novos recursos técnicos e tecnológicos, além da evolução normativa, os profissionais do setor precisam conectar suas habilidades às necessidades mais atuais em diferentes áreas, garantindo uma visão 360 graus tanto para oferecer soluções inovadoras e de maior qualidade na entrega aos clientes quanto na identificação de oportunidades de mercado”, diz.

Programação técnica abrangente

A jornada dos engenheiros e arquitetos começará no Pré-congresso, de 11 a 12 de setembro, no campus Higienópolis da Universidade Mackenzie. Na ocasião, serão ministrados minicursos presenciais de 8 horas e workshops de 4 horas. Entre os temas, Elementos essenciais de arbitragem para peritosEstudo de casos de avaliação de imóveis por inferência estatísticaVícios construtivos e Cases especiais em perícias ambientais. Este ano ainda guarda duas novidades: a primeira é que será possível também participar de cursos EAD neste período, e a segunda é que não inscritos no Congresso também poderão fazer os cursos.

Para conferir a programação pré-congresso completa, clique aqui.

Já no Congresso, que começa dia 13 de setembro, as apresentações foram agrupadas em 5 grandes áreas: ambiental, rural, perícia ou inspeção predial, avaliação e temas de interesse geral. Em perícia ou inspeção predial, alguns destaques são: Avaliação de impacto em contrato de obras na construção civilProcedimentos técnicos na entrega e recebimento de obras, e ABNT NBR 17170: edificações – garantias, prazos recomendados e diretrizes. Em avaliação geral, serão abordadas questões como a Avaliação econômica de empreendimentosRiscos de web scrapping associados à avaliação imobiliária e avaliações em desapropriações – critérios e depreciação do remanescente.

Na parte ambiental, serão discutidos assuntos do tipo: Avaliação ambiental em áreas urbanasNovas temáticas no cálculo do dano ambiental e Requalificação de áreas potencialmente contaminadas e passivos ambientais no mercado imobiliário. No campo rural, os debates passam pela Taxa de rentabilidade de imóveis, a Importância da escolha de variáveis na avaliação e Casos polêmicos. Para citar alguns exemplos da programação voltada para interesse geral, vale destacar: Conflito de interesses e ética, além da Precificação dos serviços de avaliação e perícia: políticas de honorários e a rentabilidade de mercado.

A lista completa com temas, horários e indicação de todos os especialistas participantes está disponível aqui.

A presidente do IBAPE/SP lembra, ainda, que “é importante que os profissionais planejem a participação, não só pelo volume de apresentações qualificadas, mas para otimizar a experiência, principalmente para as pessoas que não estão em São Paulo. Com tempo, além de garantir a inscrição, é possível pesquisar sobre a logística com melhores tarifas em passagens e hotéis, por exemplo”.

O 22º COBREAP será realizado, então, em duas etapas. O Pré-Congresso, de 11 a 12 de setembro, no campus Higienópolis da Universidade Mackenzie, e o Congresso, de 13 a 15 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças. Mais informações em: www.cobreap.com.br.

SERVIÇO

22º COBREAP

Pré-Congresso: 11 a 12 de setembro | Universidade Mackenzie | Campus Higienópolis

Congresso: 13 a 15 de setembro | Centro de Convenções Rebouças

Av. Rebouças, 600 – Pinheiros / São Paulo