Quem somos?

A Associação Brasiliense de Construtores – Asbraco surgiu do desejo de empresas do ramo se congregarem para defender seus legítimos interesses, promovendo o crescimento do setor e zelando pela ética de suas relações. A assembleia geral de fundação da Asbraco aconteceu no dia 22 de setembro de 1982 e foi um grande marco para a construção civil do Distrito Federal – DF.

Com todos esses anos de existência, nosso compromisso está pautado na celeridade, qualidade e eficiência para com o setor produtivo.

Por isso, nosso principal desejo é poder contribuir, coletivamente, para o pleno desenvolvimento da nossa Capital. Somos uma entidade civil de classe, democrática, consultiva, representativa e sem fins lucrativos que existe para respaldar a atuação do setor de construção civil no DF, bem como para representar suas empresas associadas, na defesa de interesses legítimos e legais, perante os setores públicos e privados. 

Nossa missão objetiva promover um ambiente econômico, social e institucional favorável aos associados e parceiros, além de incentivar o desenvolvimento sustentável e tecnológico dentro dos diversos setores da construção civil. Agregando valores aos projetos urbanísticos de Brasília, por meio de tecnologias modernas e profissionais de reconhecida capacitação técnica. Sempre com foco na inovação e na qualidade dos serviços prestados aos seus associados, proporcionando o empreendedorismo no local. 

ATUAÇÃO

Em âmbito local, a Associação atua em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF (Crea-DF), com a Federação das Indústrias do DF (Fibra), com a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do DF (Ademi-DF), Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (CODESE-DF) Banco de Brasília (BRB) e com o Sindicato dos Engenheiros no DF (Senge-DF).

Em âmbito nacional, a Asbraco trabalha em conjunto com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), com o Sindicato da Arquitetura e Engenharia Consultivas (Sinaenco), com a Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Manutenção Predial e Industrial (Abempi), com a Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop), com a Associação Goiana das Empresas de Engenharia (Age), com o Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), a Inspeção, certificação e vistoria (ICV BRASIL), dentre outras. E ao lado do Sinduscon-DF, a Asbraco dispõe da cooperação técnica de vários outros órgãos.

FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA

Alberto Moreira de Vasconcellos, fez parte da criação da Asbraco. Procurado em sua casa pelos empresário do setor, na época, sugeriu a criação da entidade e elaborou a primeira minuta do Estatuto, base incontestável até hoje. A primeira reunião para debater a elaboração da entidade como vemos hoje, foi feita em sua casa. Permaneceu como consultor jurídico da entidade até os seus últimos dias. Atuou com    um trabalho exemplar, transparente e zeloso por quase 37 anos, em prol da associação e seus integrantes. com os seus conselhos e apoio.

Grande assessor jurídico da entidade, sua luta pelo setor se tornou imprescindível, sua presença, carisma e senso de justiça, inesquecíveis. Não há como contar a história da Asbraco sem contar a história desse inigualável ser humano.

Dr. Alberto foi uma importante figura do setor jurídico de Brasília, atuou em diversas causas significativas e além de ter prestado trabalho ao Senado Federal, e sido conselheiro na OAB/DF.

Sempre sendo fonte de confiança  para todos ao seu redor, com palavras carregadas de serenidade que serviam como permanente norte de bom senso.

Alberto Moreira de Vasconcellos e Luiz Afonso Delgado Assad