Hoje é:

NOSSO BLOG

PIB da construção cresce 1,1% no terceiro trimestre.

 

SindusCon-SP atribui boa parte do resultado às obras da construção residencial 

O PIB (Produto Interno Bruto) da construção se elevou em 1,1% no terceiro trimestre de 2022, na comparação com o trimestre anterior. O indicador foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1 de dezembro.

De acordo com Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, “boa parte desse crescimento se deve à construção residencial, que deu início a obras contratadas no ano passado. Entretanto, há sinalização de desaceleração do ritmo de crescimento da indústria da construção a partir deste último trimestre, por conta da redução do volume de lançamentos.”

Comparação com o mesmo período de 2021 

Na comparação com o terceiro trimestre de 2021, o PIB da construção cresceu 6,6% – resultado corroborado pela elevação do emprego no setor, segundo o IBGE.

Crescimento no acumulado 

No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB da Construção se elevou em 8,2%, em relação ao acumulado dos quatro trimestres anteriores.

Desempenho das atividades imobiliárias 

De seu lado, as atividades imobiliárias registraram elevação de 1,4% no terceiro trimestre, na comparação com o anterior. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, houve aumento de 3,2%. Na comparação do acumulado dos quatro últimos trimestres com os quatro anteriores, houve crescimento de 2,3%.

FBCF e taxa de investimento 

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 2,8%, na comparação com o trimestre anterior, completando seis trimestres de crescimento consecutivo.

Já a taxa de investimento ficou em 19,6% do PIB no terceiro trimestre, ligeiramente acima dos 19,4% registrados no mesmo período do ano passado.

Sobre o SindusCon-SP

SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 850 construtoras associadas e representa as cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no Estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista, e representações em nove regionais e uma delegacia nos principais municípios do Interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4% do PIB brasileiro.

Informações para a imprensa – Daniela Barbará – (11) 3334-5659 – dbarbara@sindusconsp.com.br

Sinduscon SP

Daniela Barbará
dbarbara@sindusconsp.com.br
(11) 3334-5659 / (11) 96309-5960

Você está recebendo este email por estar cadastrado nas editorias Construção Civil.

Caso não trabalhe mais com estas editorias, altere aqui seu cadastro ou se este conteúdo não tem relação com estas editorias, reporte aqui.

Caso não queira receber mais conteúdos cancele aqui sua inscrição.

 

[Mensagem cortada]  Exibir toda a mensagem

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *