O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) está com matrículas abertas para 16 cursos a distância, sem necessidade de que o aluno vá até a escola para estudar. As formações são gratuitas, em áreas como automotiva, indústria 4.0 e segurança do trabalho (veja lista abaixo).

Os cursos têm 14 e 20 horas de duração e são voltados para pessoas que buscam aprimorar seus conhecimentos em diversos temas. Para se inscrever, é preciso ter no mínimo 14 anos, acesso à internet e conhecimentos básicos em informática. Para os cursos voltados para a Indústria 4.0, também é pré-requisito ter concluído o 5º ano do Ensino Fundamental.

As matrículas devem ser feitas pela internet, no site: ead.senaidf.org.br (clique o botão Cursos Gratuitos e depois no curso que deseja fazer). Para cadastro na plataforma, é preciso criar um nome de usuário e uma senha, além de informar nome completo, CPF e um endereço de e-mail para o qual será enviada uma mensagem para ativação da conta.

A partir do momento da inscrição, o aluno terá 20 dias para concluir o curso. É recomendado fazer um curso por vez, no entanto, é possível se inscrever para mais de uma formação. Para ter direito ao certificado, o estudante deve concluir as atividades e obter nota 70 na avaliação. O certificado é digital e poderá ser impresso pelo aluno ao término do curso.

Caso o aluno esqueça o nome de usuário ou a senha de acesso à plataforma, é possível recuperar as informações pelo site. Em caso de dúvidas, o estudante poderá enviar um e-mail para eadsenaidf@sistemafibra.org.br.

Veja os cursos gratuitos a distância com matrículas abertas:

Cursos de aperfeiçoamento Desvendando a Blockchain Carga horária: 20h
Desvendando a Indústria 4.0
Desvendando o BIM – Building Information Modeling
Desvendando o Lean Manufacturing
Cursos transversais Consumo Consciente de Energia Carga horária: 14h
Desenho Arquitetônico
Educação Ambiental
Empreendedorismo
Finanças Pessoais
Fundamentos de Logística
Lógica de Programação
Metrologia
Noções Básicas de Mecânica Automotiva
Propriedade Intelectual
Segurança do Trabalho
Tecnologia da Informação e Comunicação
Fonte e fôlder: Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Imagem destaque: Internet