Horário de Funcionamento

7º Congresso Internacional “A Era BIM” Discute Transformação Digital no Setor de Arquitetura e Engenharia

De 26 a 28 de novembro, o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) realiza o 7º Congresso Internacional “A Era BIM”, reunindo especialistas de destaque para explorar a evolução do Building Information Modeling (BIM) no Brasil e seu impacto na digitalização da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações (AECO). O evento, que ocorrerá em São Paulo, promete trazer discussões inovadoras e práticas imersivas sobre o futuro do setor.

Nos dois primeiros dias, o congresso será marcado por palestras, debates e mesas redondas com experts brasileiros e internacionais, além de apresentações de trabalhos acadêmicos e profissionais. Em paralelo, a AEC Expo apresentará uma feira de inovações, com soluções tecnológicas avançadas para o setor. Já no dia 28, o foco será em atividades práticas, com workshops, cursos e demonstrações de novas tecnologias.

Entre as novidades deste ano está a criação de um conselho curador, presidido pelo vice-presidente de Arquitetura do Sinaenco, Prof. Dr. Eduardo Sampaio Nardelli, que organizou o evento em torno de cinco temas principais: Inovação, Sustentabilidade, Gestão da Informação, Educação e Contratação. Além disso, o evento abriu uma chamada pública para submissão de trabalhos, atraindo 107 projetos, dos quais cerca de 70 serão apresentados, abordando tópicos como inteligência artificial, drones, gêmeos digitais, impressão 3D, realidade aumentada e HBIM.

Nardelli destacou que os trabalhos recebidos evidenciam o avanço do BIM no Brasil e a crescente digitalização do setor de construção, fatores essenciais para a competitividade das empresas no futuro. “Estamos testemunhando uma transformação digital que vai moldar a forma como o setor AECO opera nos próximos anos”, afirmou.

Com um programa diversificado e trilhas de conhecimento específicas, o congresso visa atrair empresários, gestores públicos, arquitetos, engenheiros, pesquisadores e estudantes, independentemente do nível de conhecimento sobre BIM e outras tecnologias disruptivas.