Brasília, 24 de maio de 2024 – As obras do Drenar DF, maior projeto de escoamento e captação de águas pluviais do Governo do Distrito Federal (GDF), receberam na manhã desta sexta-feira uma visita da Comissão da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O objetivo foi acompanhar de perto o progresso do projeto, que promete acabar com os alagamentos na região central de Brasília.
A comitiva, composta pelo presidente da CLDF, Wellington Luiz, e os deputados distritais Rogério Morro da Cruz e Fábio Felix, foi recebida pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Izidio Santos Junior, e pelo diretor-técnico da Terracap, Hamilton Lourenço. Durante a visita, os parlamentares foram informados sobre o andamento das obras, que já alcançaram 6,4 km de túneis escavados, sendo 3 km já concretados.
“Essa é uma obra que a população não vê porque é enterrada. Por isso, a importância de trazer representantes in loco, para garantir a transparência do andamento do Drenar DF”, explicou Izidio Santos Junior.
O projeto, que envolve um investimento de R$ 180 milhões, está sendo executado na Asa Norte e contará com uma rede de 7,6 km de extensão. Esta rede começa na Arena BRB Mané Garrincha e segue até o Lago Paranoá, cruzando importantes vias da cidade como a W3 Norte, o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), e a L2 Norte, chegando à L4 Norte. Além dos túneis, estão sendo construídas 274 bocas de lobo em diferentes formatos, que ajudarão a captar a água da chuva de forma eficiente.
Hamilton Lourenço destacou o ritmo acelerado das obras: “Ultrapassamos a marca de 6 quilômetros de escavação, e as obras continuam avançando. Já estamos plantando grama em alguns pontos e realizando os dispositivos de concreto. Temos 25 frentes de ataque, então a obra acontece simultaneamente em 25 pontos diferentes, o que é muito positivo.”
O projeto também inclui a construção de uma bacia de detenção no Setor de Embaixadas Norte, com capacidade para comportar até 96 mil m³ de água. Esta estrutura será fundamental para reduzir a pressão do volume de água e melhorar a qualidade da água que chega ao Lago Paranoá, passando por um processo de decantação.
Para o presidente da CLDF, Wellington Luiz, a visita foi esclarecedora: “Hoje está sendo mais do que uma visita, um verdadeiro aprendizado sobre uma obra extremamente importante para o DF. O que estão fazendo aqui é para garantir mais segurança aos brasilienses em áreas que, por muitos anos, trouxeram riscos no período chuvoso.”
A expectativa é que, com a conclusão do Drenar DF, a população de Brasília finalmente tenha alívio dos constantes alagamentos que afetam a cidade durante as chuvas, proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos moradores.