Projeto liderado por mulheres dá vida nova à itens e móveis descartados na construção civil

A designer de interiores Marília Bender Almeida é idealizadora do Caçamba do Bem — Foto: Divulgação/Caçamba do Bem

A designer de interiores Marília Bender Almeida é idealizadora do Caçamba do Bem — Foto: Divulgação/Caçamba do Bem

Criado há seis anos, o Caçamba do Bem atua em Curitiba e realizará um bazar com seus produtos em 15 e 16 de março

“Transformamos desperdício em oportunidade”, afirma a designer de interiores Marília Bender Almeida, idealizadora do Caçamba do Bem, um projeto que recolhe itens e móveis que seriam descartados, oferecendo-lhes um novo destino. Com atuação em Curitiba (PR), a iniciativa realizará um bazar com suas peças em 15 e 16 de março. Portas, cubas, louças, metais, luminárias serão apenas alguns dos materiais disponíveis ao público a preços acessíveis, com descontos que podem chegar a até 80%.

“O Caçamba nasceu na garagem da minha mãe”, conta Marília, que criou a iniciativa com três amigas, mas hoje toca o projeto sozinha. Para a designer, tirar a iniciativa do papel foi um processo árduo, exigindo desbravar um universo ainda pouco desenvolvido no Brasil. “Vemos que essas iniciativas sustentáveis ainda possuem pouco espaço, mas continuei insistindo porque acredito muito no projeto”.

Criado há seis anos, o Caçamba do Bem arrecada seus itens por meio de doações, que podem ser vendidos como vieram ou reformados, dando espaço para a criação de uma peça nova, única e cheia de história. Um dos trabalhos exclusivos do projeto é a luminária assinada pelo SUITE Arquitetos, que foi feita de vidro de um lustre. Além dela, há também outra luminária, assinada pela arquiteta Karla Bender e composta por mármore e resíduos de outros aparelhos de iluminação.

Matéria completa em: casavogue