Reunião na CBIC com Delegação da OCDE Discute Avanços e Desafios na Infraestrutura Brasileira
Nesta manhã de terça-feira (18), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) recebeu em sua sede, a delegação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para um encontro estratégico sobre infraestrutura. A reunião contou com a presença do Presidente da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), Afonso Assad, que participou ativamente das discussões, representando o setor da construção e reforçando a importância da colaboração entre instituições nacionais e organismos internacionais para o avanço da infraestrutura no Brasil.
Entre os participantes da OCDE, estiveram Dejan Makovsek, PhD, líder da estratégia de compras na Divisão de Infraestrutura e Compras Públicas; Anna Bilous, da Diretoria de Governança Pública; e Rafael Herz, vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento da Colômbia, que atua na orientação dos trabalhos do grupo da OCDE.
Além da delegação da OCDE, participaram representantes do setor da construção no Brasil, incluindo o diretor da Asbraco e da Comissão de Infraestrutura (Coinfra), Ruyter Thuin e o Vice-Presidente da CBIC, Eduardo Aroeira, que trouxeram contribuições relevantes sobre os desafios enfrentados pelo segmento. A CBIC também apresentou um panorama das principais dificuldades do setor e discutiu tendências e boas práticas que podem ser adaptadas à realidade nacional.
A reunião abordou temas fundamentais, como estratégias para o desenvolvimento da infraestrutura, novas plataformas de colaboração entre os setores público e privado, e um panorama das economias mais avançadas no que se refere a parcerias público-privadas (PPPs) e modelos de entrega de projetos.
O encontro reafirmou o compromisso das entidades envolvidas em buscar soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento da infraestrutura brasileira, alinhando-se às melhores práticas globais e fortalecendo parcerias estratégicas.


