Fotos: Divulgação/SODF
Investimento de R$ 160 milhões transforma mobilidade urbana e prepara a capital para novo padrão de transporte público
O Governo do Distrito Federal (GDF) segue avançando na implantação do corredor exclusivo de ônibus da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), um dos maiores projetos de mobilidade urbana em andamento na capital. Em apenas 18 meses, quatro novos viadutos foram entregues — nos trechos 1, 2, Sudoeste e 5 —, marcando um importante passo na modernização do sistema viário de Brasília.
Com investimento total de R$ 160 milhões, a obra visa ampliar a fluidez no trânsito, reduzir congestionamentos e garantir mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres. Além da construção de novas vias e viadutos, o projeto inclui ciclovias, passagens subterrâneas e corredores exclusivos de transporte público, reforçando o compromisso do GDF com a mobilidade sustentável.
De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), a parte viária no sentido Eixo Monumental está praticamente concluída, e a previsão é que todo o sistema seja entregue no início de 2026.
“Cada entrega reforça o compromisso do GDF com a mobilidade e o bem-estar da população. Estamos transformando o presente e construindo o futuro da nossa cidade com planejamento, trabalho e resultados concretos”, destacou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.
Avanço por trechos
No Trecho 1, que faz a ligação entre a EPTG e o Setor Policial Sul, a faixa exclusiva de ônibus está em fase final, passando por baixo do novo viaduto. A passarela de pedestres da Octogonal também foi ampliada para oferecer mais segurança e acessibilidade aos pedestres.
Já no Trecho 2, as estruturas dos dois viadutos estão concluídas, e a equipe trabalha na escavação que conectará a Octogonal e o Sudoeste à Epig, eliminando semáforos e melhorando a fluidez. Nesse trecho, o pavimento asfáltico está sendo substituído por concreto, mais resistente ao tráfego intenso.
O Trecho 4, considerado o mais complexo, envolve a construção de dois novos viadutos e três passagens subterrâneas para pedestres. As fundações já estão prontas, e o foco atual é a aplicação do concreto em substituição ao asfalto, garantindo maior durabilidade à via.
No Trecho 5, a substituição completa do pavimento foi finalizada nos dois sentidos da via em frente ao Setor de Indústrias Gráficas (SIG). O novo viaduto foi concluído, e os serviços se concentram na construção do corredor exclusivo de ônibus no canteiro central. Uma nova mudança de trânsito está prevista para os próximos dias, liberando duas faixas de rolamento sobre o viaduto no sentido Taguatinga.
Por fim, o Trecho 6 segue dentro do cronograma, com duas novas pistas em concreto já concluídas, além da construção de ciclovia, estacionamentos em piso intertravado e paisagismo do canteiro central — elementos que prometem valorizar ainda mais a região.
Mobilidade voltada para o futuro
A obra da Epig é considerada estratégica para o Distrito Federal. O corredor exclusivo de ônibus deve reduzir o tempo de deslocamento entre regiões administrativas, modernizar o transporte público e integrar Brasília em um sistema viário mais eficiente e sustentável.
Além de contribuir para a qualidade de vida da população, o projeto fortalece o papel da capital como referência em planejamento urbano e mobilidade inteligente.
“Estamos construindo uma cidade preparada para o futuro, onde o transporte coletivo ganha prioridade e o cidadão tem mais conforto e segurança”, reforçou Casimiro.
Com ritmo acelerado e obras dentro do prazo, o corredor da Epig se consolida como uma das maiores transformações urbanas recentes do DF — um investimento que promete mudar a forma de circular pela capital nos próximos anos.
Fonte: Agência Brasília