Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Com 727 quilômetros de ciclovias em funcionamento e novos projetos em execução, o Distrito Federal vem se destacando nacionalmente pela promoção da mobilidade ativa e da qualidade de vida. O número representa um crescimento de 55% desde 2018 e coloca a capital federal como a segunda maior malha cicloviária do país, ficando atrás apenas de São Paulo.
A expansão é resultado direto dos investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF), que vem apostando em políticas públicas integradas para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e saudável. O Programa Vai de Bike, lançado no ano passado, prevê a construção de mais 300 km de ciclovias, a instalação de mais de 3 mil paraciclos e a requalificação de trechos já existentes. O investimento ultrapassa R$ 2,7 milhões e conta com o envolvimento de diversas secretarias e administrações regionais.
Segundo o secretário de Mobilidade e Transporte, Zeno Gonçalves, o objetivo é claro: fazer de Brasília a cidade com a maior malha cicloviária do Brasil.
“Mobilidade ativa é vida. Falar de bicicleta é falar de saúde e sustentabilidade. Com as novas obras, vamos superar a marca de mil quilômetros de ciclovias e garantir mais qualidade de vida à população”, destacou.
O servidor público Jaime Alves Pereira, morador do Riacho Fundo II, é um exemplo de como a bicicleta se tornou aliada no dia a dia. Aos 58 anos, ele percorre cerca de 150 km por semana, unindo lazer e deslocamentos cotidianos.
“O melhor transporte que tem é esse, o único que te dá liberdade. É sustentável e faz bem para o corpo e para a mente. Quanto mais ciclovias, melhor”, afirma.
Obras em andamento e novos trajetos
Entre as principais frentes de expansão estão os 9 km de ciclovias da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), conectando Taguatinga à Candangolândia, e os 7,5 km previstos ao longo da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), integrando o transporte coletivo ao transporte ativo. Outros projetos, como as travessias da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB) e a duplicação da via Guará-Bandeirante, também incluem ciclovias em seus planejamentos.
Além disso, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) está investindo cerca de R$ 8 milhões em 40 km de novas travessias, reforçando o compromisso do governo em garantir uma mobilidade mais conectada e segura.
Integração com o transporte público
O incentivo ao uso de bicicletas e patinetes compartilhados se soma às ações de melhoria no transporte público, como o programa Vai de Graça, que oferece transporte gratuito aos domingos e feriados, e a renovação da frota de ônibus. Essas medidas têm como foco facilitar o deslocamento da população e reduzir o impacto ambiental.
Brasília segue, assim, pedalando rumo a um modelo de mobilidade urbana mais humano, moderno e sustentável — um exemplo de planejamento e integração que valoriza a qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos.



