8 de fevereiro de 2024

Foto: Nina Quintana

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB: Setor Produtivo Alinhado para Impulsionar Desenvolvimento Urbano

Foto: Nina Quintana Brasília, 8 de fevereiro de 2024 – O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Wellington Luiz (MDB-DF), anunciou o compromisso de priorizar a discussão e aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). A declaração foi feita durante a primeira reunião de diretoria da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (ADEMI DF), realizada na sede da entidade na manhã de quarta-feira (07.02). O deputado, que já foi relator do PPCUB, ressaltou a importância do tema e propôs uma reunião prévia à chegada do projeto à Câmara. “Nós teremos rigor com a constitucionalidade, mas daremos prioridade. A Câmara não está enrolando, temos respeitado a tramitação dos projetos e os prazos”, afirmou Wellington Luiz. Ele também anunciou a realização de reuniões técnicas com representantes do setor produtivo e outros segmentos da sociedade civil para promover um debate qualificado sobre a proposta. Diversos representantes do setor produtivo participaram do encontro, incluindo Adalberto Valadão Júnior, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), e Gustavo Feu Ferreira Dias, vice-presidente da Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco). Roberto Botelho, presidente da ADEMI DF, destacou o apoio da entidade ao projeto, afirmando: “Estamos discutindo esse assunto desde 2006, a ADEMI acompanha o debate e tudo o que está na proposta é apoiado por nós e pelas entidades aqui presentes.” Adalberto Valadão Júnior ressaltou que a legislação terá efeitos positivos, aumentando a oferta de lotes regulares no Distrito Federal e impactando diretamente a incorporação imobiliária, a construção civil e outros setores associados à atividade. Ele enfatizou a importância de evitar atrasos e mudanças desnecessárias, enquanto Ovídio Maia, presidente do Secovi-DF, comparou a relevância do PPCUB à nova lei de parcelamento do solo aprovada em 2023. Gustavo Feu, vice-presidente da Asbraco, previu que o PPCUB resultará no aumento do volume de obras e na geração de novos empregos no Distrito Federal, uma perspectiva compartilhada por Sebastião Eduardo Abritta, presidente do Sindivarejista-DF. Henrique Lenz César Filho, presidente da ABIH, expressou a expectativa de que a aprovação do PPCUB proporcione condições para a expansão da indústria hoteleira e turística na região. A união e alinhamento do setor produtivo foram ressaltados como fundamentais para impulsionar o desenvolvimento urbano, encerrando a discussão que se arrasta por mais de 15 anos. O compromisso da CLDF em dar celeridade ao PPCUB demonstra um passo significativo na busca por soluções que beneficiem a comunidade e promovam o crescimento sustentável da capital federal.

CLDF dará prioridade à tramitação do PPCUB: Setor Produtivo Alinhado para Impulsionar Desenvolvimento Urbano Read More »

SETOR DA CONSTRUÇÃO SE UNE NO COMBATE À DENGUE

Diante do alarmante aumento de casos de dengue nas primeiras semanas de 2024, entidades do setor da construção se uniram com o objetivo de disseminar informações essenciais para prevenir e combater os focos e criadouros do mosquito transmissor nos canteiros de obras. Sindicatos e instituições representativas do setor farão ações nos canteiros de obras como forma de prevenção e cuidados contra o mosquito O setor da construção fará uma campanha de combate à dengue nos canteiros de obras do Distrito Federal nos próximos meses. A união das instituições representativas do setor faz parte dos esforços para evitar os números alarmantes de casos suspeitos nas primeiras semanas de 2024. Até o dia 3 de fevereiro, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde do DF, foram mais de 46 mil casos suspeitos de dengue. Sendo assim, o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-DF), Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção (Sticombe), Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Associação Brasiliense dos Construtores (Asbraco) e a Associação de Moradores e Comerciantes do Noroeste (Amonor) se uniram para levar informação e prevenir focos de transmissão e criadouros do mosquito aedes aegypti nos canteiros de obras. A campanha promoverá uma palestra orientativa nas obras, realizará vistoria nos canteiros e, disponibilizará um cartaz digital contendo informações que podem auxiliar as empresas no combate ao mosquito nos ambientes da construção. “O Distrito Federal está enfrentando uma epidemia de dengue e nosso setor está atento à saúde dos trabalhadores. Dessa forma, a união de todos é fundamental para alertar e evitar que mais casos aconteçam. Com profissionais que já realizam e fazem essa prevenção, as empresas precisam fazer sua parte para que vençamos esse mal o quanto antes”, comenta o presidente do Seconci-DF, Carlos Eugênio de Faria Franco. As empresas da construção que quiserem levar a campanha para seus canteiros de obras, podem solicitar o agendamento pelo e-mail seconci@seconci-df.org.br ou pelo telefone (61) 98166-6969. Cada empresa poderá solicitar a visita da equipe para até dois canteiros de obras. Entre em contato e faça sua parte no combate à dengue no Distrito Federal.

SETOR DA CONSTRUÇÃO SE UNE NO COMBATE À DENGUE Read More »